OBJETIVOS
GERAIS
Incrementar o acesso dos Roma e de outros estudantes sub-representados nas IES europeias.
Identificar medidas de apoio específicas, versando a inclusão, não divulgadas nas IES, decorrentes da investigação-ação no âmbito do projeto STATUS, por exemplo:
- Orientação académica e reflexão entre pares nas IES públicas e privadas (nacionais e supranacionais) pelo estabelecimento de protocolos.
- Envolvimento de serviços de apoio nas IES, docentes, discentes e sociedade civil (incluindo ONG) nos processos de transição entre o ensino secundário e as IES.
- Aconselhamento psicológico.
- Levantamento de mecanismos específicos na prestação de assistência, ensino, formação e apoio dos pares, de acordo com as necessidades e especificidades locais dos grupos-alvo.
Aumentar a taxa de sucesso académico e prevenir o abandono precoce do percurso académico nas IES: para melhor servir as necessidades dos alunos mais vulneráveis, criado no âmbito deste objetivo específico.
Dar continuidade às recomendações do Conselho Europeu relativamente à inclusão, que estipula que as IES, no exercício da sua autonomia, devem estar habilitadas para:
- Responder aos múltiplos desafios e expectativas da sociedade;
- Dar cumprimento aos seus diversos e, igualmente, importantes objetivos de oferta de conhecimento, nomeadamente: a preparação para a vida dos estudantes, cidadãos ativos em sociedades democráticas; o desenvolvimento pessoal, intercultural e linguístico para todos.
OBJETIVOS
DO PROJETO
O projeto STATUS propõe uma reflexão e investigação-ação sobre uma panóplia de fatores subjacentes ao acesso de uma percentagem reduzida de estudantes sub-representados em Instituições do Ensino Superior (IES) e o seu sucesso na formação avançada.
O projeto aborda ambas as vertentes da problemática:
- A dificuldade das IES em garantir o seu papel formativo e de acesso por parte de todos os grupos de estudantes;
- A utilização assimétrica da oferta legalmente prevista nas IES, na sua vertente societária, por parte dos vários estudantes candidatos;
Identificar grupos de estudantes sub-representados: especificidades glocais:
- Os estudantes, que pertencem a grupos sociais desfavorecidos, são definidos de forma semelhante nos países parceiros.
Considerando tanto os contextos nacionais e supranacionais como as medidas e políticas institucionais nesse sentido, verifica-se que o apoio económico constitui a medida mais frequente para a promoção da educação de grupos de estudantes mais vulneráveis – usualmente outorgada na forma de empréstimos ou bolsas de estudo. Outras medidas de apoio específicas não são facilmente detetadas nas IES.
Nomear grupos de estudantes
ATRAVÉS DO DIÁLOGO COM OS VÁRIOS INTERLOCUTORES ACADÉMICOS E PARCEIROS SOCIAIS, AOS NÍVEIS NACIONAL E SUPRANACIONAL (A), visando A IDENTIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NAS IES (B) , segundo três critérios: 1. medidas durante a matrícula; 2. medidas durante os estudos e 3. medidas durante o emprego.