OBJETIVOS GERAIS
Incrementar o acesso dos Roma e de outros estudantes sub-representados nas IES europeias.
Identificar medidas de apoio específicas, versando a inclusão, não divulgadas nas IES, decorrentes da investigação-ação no âmbito do projeto STATUS, por exemplo:
Aumentar a taxa de sucesso académico e prevenir o abandono precoce do percurso académico nas IES: para melhor servir as necessidades dos alunos mais vulneráveis, criado no âmbito deste objetivo específico.
Dar continuidade às recomendações do Conselho Europeu relativamente à inclusão, que estipula que as IES, no exercício da sua autonomia, devem estar habilitadas para:
OBJETIVOS DO PROJETO
O projeto STATUS propõe uma reflexão e investigação-ação sobre uma panóplia de fatores subjacentes ao acesso de uma percentagem reduzida de estudantes sub-representados em Instituições do Ensino Superior (IES) e o seu sucesso na formação avançada.
O projeto aborda ambas as vertentes da problemática:
Identificar grupos de estudantes sub-representados: especificidades glocais:
Considerando tanto os contextos nacionais e supranacionais como as medidas e políticas institucionais nesse sentido, verifica-se que o apoio económico constitui a medida mais frequente para a promoção da educação de grupos de estudantes mais vulneráveis – usualmente outorgada na forma de empréstimos ou bolsas de estudo. Outras medidas de apoio específicas não são facilmente detetadas nas IES.
Nomear grupos de estudantes ATRAVÉS DO DIÁLOGO COM OS VÁRIOS INTERLOCUTORES ACADÉMICOS E PARCEIROS SOCIAIS, AOS NÍVEIS NACIONAL E SUPRANACIONAL (A), visando A IDENTIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NAS IES (B) , segundo três critérios: 1. medidas durante a matrícula; 2. medidas durante os estudos e 3. medidas durante o emprego.