NEWS & EVENTS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc finibus laoreet ex tincidunt consectetur. Vivamus consequat vestibulum dictum.Lorem500 Lorem500

IDEAS LAB

Este evento compreendeu a apresentação de projetos em curso realizados por discentes e docentes, com a intervenção de especialistas em estudos linguísticos e áreas interdisciplinares já iniciado no âmbito da unidade curricular – Pragmática, Discurso e Cognição, num diálogo alargado a especialistas nacionais e internacionais e a estudantes no âmbito da unidade curricular Projetos, Dissertações e Estágios 2021-2022, do 2º ciclo em Linguística: Sociedades e Culturas. Num segundo momento, integrado nas atividades de arranque do projeto Steering Transition and Advancement of Tertiary Underrepresented Students – status, no âmbito do qual a UMa assume o papel de parceiro, e que coordenamos, procedeu-se à apresentação desta iniciativa, nas suas linhas gerais, e, mais especificamente, no que se refere aos Project Results 1 e 2, tendo em vista: uma reflexão transdisciplinar, que esta sessão pluricontinental e multidisciplinar, excecionalmente, viabiliza; a recolha de potenciais contributos concetuais por parte dos diversos participantes nesta sessão; e o debate de possíveis vias de desenvolvimento de trabalhos académicos que possam beneficiar das diversas vertentes de investigação e ação prática, contempladas pelo mesmo. Dado o potencial interesse desta iniciativa para um conjunto alargado de elementos da Academia, tanto ao nível do corpo docente como do corpo discente, e, conforme referido, delineando-se um leque significativo de áreas científicas que poderão beneficiar, de múltiplas formas, com uma ligação a este projeto, convidou-se o conjunto da comunidade académica a participar nesta sessão.

DISCOURSES

IN INTERACTION

Guest Speakers:

Artur Piskorz (Erasmus+ visiting scholar; Professor at the Pedagogical University of Krakow, University of Katowice, PL)

Arthur Filipe Araújo (Assistant Professor at the Lusophone University of Porto, O’Porto, PT; UA)

Session 1

Conference & Forum discussion with former and current LeRE students on (ongoing) research outcomes
Part I: Fusion or confusion? Multi-ethnic Britain / Part II: Tourism induced by Negative Portrayals in Films

Session 2
Workshop Fusion or confusion? Multi-ethnic Britain: film viewing and discussion

CRIAÇÃO

DE JOGOS

  • Concepção, implementação e teste de protótipos de jogos destinados à prática de competências interculturais, com o objetivo de ajudar estudantes do Ensino Superior sub-representados a desenvolver e consolidar competências interpessoais e interculturais a usar durante os seus estudos para melhor responder aos desafios interculturais que possam enfrentar.

  • São objetivos principais:
  • -Permitir a interação entre estudantes, locais e não locais, independentemente da sua filiação, cultura, religião, proveniência geográfica, nível económico, domínio da língua local, e domínio cultural específico, em ambiente favorável à construção de laços através de afinidades electivas (desporto, arte, entretenimento, e outros).
  • -Permitir a aquisição de conhecimentos específicos sobre a geografia, história e cultura locais, que se revelem úteis nos processos de interação com o meio – nomeadamente numa fase introdutória – por parte de estudantes não locais.
  • -Quebrar estereótipos: culturais / sociais / raciais / de género, através da identificação de laços comuns, transversais aos universos individuais.
  • -Disponibilizar meios auxiliares à planificação das atividades quotidianas / académicas / sociais, de estudantes não locais, privilegiando a visualização da informação (exemplos: planificação e temporização das deslocações e recurso a marcadores geográficos de referência imediata; calendarização do percurso académico e atividades relacionadas).
  • -Disponibilizar meios para a partilha de histórias individuais, geografias, realidades culturais (donde vim / como me vejo / como entendo o momento em que estou / como vos vejo), por parte de estudantes não locais, a partir de templates editáveis.
  • -Disponibilizar um ambiente para a criação de ficções, fundadas nas vivências individuais de diferentes realidades culturais e sociais, com recurso a um elenco-base de elementos linguísticos e visuais icónicos, passíveis de serem aditados e editados pelos jogadores.

DESENVOLVIMENTO

DE COMPETÊNCIAS

1/12

No âmbito do Resultado 4 –STATUS UMa Trabalho de colaboração com o Instituto Superior de Administração e Línguas da Madeira Curso: Gestão e Turismo / U.C. Metodologias de Pesquisa